Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
MAR
23

Regulamento da II Copa Redefarma

Segunda, 23/03/2015

 

 

 

II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015

 

 

REGULAMENTO:

 

DISPOSIÇÕES GERAIS:

O Presidente do C. S. M - Clube dos Servidores Municipais, no uso de suas atribuições legais, e nos termos da decisão do Diretor de Esportes e da Comissão Técnica competente, em reunião realizada em 19 de março de 2015. 

R E S O L V E:- 

 

Publicar com o presente regulamento, as normas estabelecidas e aprovadas pelo Conselho Técnico, para disputa da ‘’ II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015 - EQUIPES INTEGRANTES FORMADAS PELOS ASSOCIADOS E DEPENDENTES EM SITUAÇÃO REGULAR COM O CLUBE DO C. S. M. - Clube dos Servidores Municipais:

A – As inscrições serão realizadas na Secretaria do C. S. M. e locais determinados pela Comissão Técnica competente e Diretoria de Esportes.

B – No ato da inscrição o associado e dependente deverá efetuar o pagamento para efeito de aquisição de uniformes para as respectivas Equipes um valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) incluindo no valor pago  01 (um) litro de leite (caixinha) que serão doados a entidades indicadas pela Diretoria do C. S. M.

C – Para a formação das Equipes, será realizado sorteio previsto para o dia 22 de março de 2015 na sede do C. S. M. pela Comissão Técnica Competente de acordo com ranqueamento, considerando a condição técnica de cada Atleta. Sendo apreciado por participantes presentes.

D – As Equipes serão identificadas com nome da Empresas Parceiras, que complementarão o custo para a aquisição dos uniformes das Equipes disputantes e eventuais despesas a surgir.

Art. 1º - Participarão da “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015.“, as seguintes Equipes Divididas em CATEGORIAS, a saber: ADULTA, VETERANA E MÁSTER. Sendo flexibilizada a participação dos Atletas fora de sua faixa etária, considerando o aspecto técnico e físico a ser avaliado pela Comissão Técnica competente.

A – As Equipes iniciarão os jogos com o número máximo de 09 (nove) Atletas sendo um o Goleiro e demais Atletas suplentes que poderão substituir os iniciantes quantas vezes se achar necessário podendo ir e vir.

B – Todos os Atletas inscritos em súmula deverão participar do jogo do dia, usando o bom senso.

 

C – Para estar uniformizado diz se: Camisa, calção, meião, caneleiras e chuteiras. Sendo vetada outro tipo de uniforme do time e chuteiras com travas de ROSCA.

D – Não será permitido o uso de qualquer tipo de adorno como: Aliança, anéis, pirsem, colares, brincos e qualquer tipo de adorno que venha acarretar dano ao adversário ou a si próprio. OBS: Não será permitida a cobertura do adorno com fita.

E – Número mínimo para início e continuação dos jogos é de: 06 (seis) Atletas sendo um o Goleiro.

F -  Serão realizados dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 10’(minutos). 

IMPORTANTISSIMO:

 Serão tolerados no primeiro jogo do dia o tempo de 15’( minutos), impreterivelmente,  caso uma das equipes não compareça em campo, a equipe presente será declarada vencedora por W x 0 pelo placar de 1 x 0, após os 15 ' do horário inicial o  Árbitro da partida, que terá total autonomia para aplicar o W x O, onde o gol será assinalado para o capitão da equipe vencedora. e não caberá recurso pela equipe ausente.

G - Fica estabelecido que cada equipe poderá cometer a infração de até 01(um)  W x O, sendo que um segundo a  equipe se torna  eliminada da competição e TODOS OS ATLETAS AUSENTES ESTARÃO IMPOSSIBILITADOS DE SE INSCREVER NOS PRÓXIMOS CAMPEONATOS, DO ANO DE 2014 e 2015.

 

H - Quando acontecer o segundo  W x O, a equipe penalizada terá seus jogos realizados  com os resultados negativos e positivos considerados 1XO para a equipe adversária, bem como todas as partidas para frente daquela rodada,  sendo que a equipe adversária não precisa comparecer em campo APÓS a divulgação da Nota Oficial.

 

I -  Quando acontecer o W x O, os dados estatísticos como Artilheiros e Goleiro Menos Vazado serão mantidos, as punições serão consideras cumpridas no W x O, ou seja, ex: um atleta receber seu terceiro cartão amarelo antes de um jogo de W x O e de acordo com a Tabela, a partida não será realizada devido a equipe adversária estar eliminada de acordo com este regulamento, no entanto, devido a partida estar caracterizada na Tabela da Competição, o atleta poderá cumprir sua suspensão nesta partida, sendo beneficiado para o próximo jogo todas as equipes nesta situação, e em caso de cartão vermelho mesmo critério, valerá abonar uma partida.

J - Fica  estabelecido  que a equipe que não completar o tempo de 15' minutos do 2º tempo, ou seja, 75% da partida, cometerá o W x O. Caso a equipe passe deste período estabelecido ela sofrerá apenas a perda do confronto direto, onde a comprovação será o relatório da arbitragem, e a equipe estará sendo enquadrada no artigo  nº I dos itens de desempate do artigo 6.1.

K – Os atletas substituídos durante a partida pelo técnico deverá atender a solicitação sob pena de ser penalizado disciplinarmente por um jogo. Caberá ao arbitro ou o delegado da partida relatar o fato em súmula. Esta medida leva em consideração o respeito entre os integrantes como também um ambiente cordial durante as partidas. 

 

Art. 2º - A “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015“. 

A – Será disputada no CAMPO A e Terá início previsto para o dia: 28 de março de 2015 e término provável em: agosto ou setembro/2015, conforme tabela, ressalvando fatos impeditivos superveniente.

II - FORMA DE DISPUTA:

Art. 3º - A “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015“ serão disputadas pelas 03 (três) Categorias inscritas, em 03 (três) Fases, jogando entre si dentro de cada Categoria, a saber: Fases: Classificatória, Semi-Final e Final.

 

A- Os jogos serão realizados preferencialmente aos sábados à tarde e aos domingos de manhã, conforme tabela, cabendo mudanças de data e horário só por determinação da Diretoria e ou Comissão Técnica competente desta Copa. E hipótese alguma haverá jogos durante a semana a noite.

III – TEMPO DE JOGO:

Art. 4º - O tempo de jogo para as Equipes de todas as Categorias será de: 60 min (sessenta minutos) divididos em 02 (dois) tempos de 30 (trinta minutos) cada, com intervalo de um tempo para o outro de 05 (cinco minutos). Sendo que: para a realização dos mesmos, as Equipes terão uma tolerância máxima de 15 (quinze minutos) SÓ para o primeiro jogo, os demais ocorrerão a seguir com tolerância máxima de 05 (cinco) minutos. Conforme determinação da TABELA. OU AS EQUIPES DEVERÃO SE APRESENTAR EM CAMPO JÁ EM CONDIÇÕES DE JOGO, 05 (cinco minutos) ANTES DO INÍCIO DE CADA JOGO DETERMINADO NA TABELA. Entrar em campo com a escalação pronta, preleção feita e com oração concluída.

IV – FASE CLASSIFICATÓRIA:

Art. 5º - A Fase Classificatória será disputada pelas Equipes de cada Categoria, jogando entre si em Turno e Returno. Conforme Tabela.

Art. 6º - Ao término dos jogos previstos para a Fase Classificatória, as 04 (quatro) Equipes primeiras colocadas de cada CATEGORIA, por pontos ganhos, estarão classificadas para a Fase Semi - Final. Com jogos Conforme Tabela.

Art. 7º - Terminado os jogos previstos da Fase Classificatória de cada categoria, se 02 (duas) ou mais Equipes estiverem empatadas na soma de pontos ganhos para se apurar a ordem de classificação das Equipes dentro das CATEGORIAS, serão obedecidos os seguintes critérios na forma abaixo estabelecidos, pela ordem, até ao desempate:

a.- Maior número de participação nos jogos que constam se de 60 (sessenta) minutos cada;

b.- Maior número de vitórias;

c.- Maior saldo de gols;

d.- Maior número de gols marcados;

e.- Menor número de gols sofridos;

f.– Confronto direto

g.- Sorteio.

V - FASE SEMIFINAL:

Art. 8º - A Fase Semi-Final será disputada pelas 04 (quatro) Equipes Vencedoras da Fase Classificatória de cada Categoria, no sistema de ‘’mata-mata‘’, em jogos de ida e volta, conforme tabela. Ao término do jogo previsto para esta Fase, se as 

 

Equipes terminarem os jogos empatando em número de pontos ganhos, para se apurar a Equipe vencedora desta FASE, serão cobrados 05 (cinco) tiros livres 

direto alternados da marca de pênalti (penalidade máxima) para se conhecer a Equipe VENCEDORA. Permanecendo o empate serão cobrados quantos Tiros livres diretos alternados forem necessários até que se conheça a equipe VENCEDORA.

VI - FASE FINAL:

Art. 9º – A Fase Final será disputada pelas 02 (duas) Equipes vencedoras de cada Categoria da fase Semi-Final em jogos de ida e volta. Conforme TABELA.

Art. 10º - Ao término dos jogos previstos para a Fase Final, se as 02 (duas) Equipes de cada Categoria terminar os jogos empatados, para se apurar a Equipe Campeã e Vice Campeã de Cada categoria da “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015“. serão cobrados 05 (CINCO) tiros livres direto alternados da marca de pênalti (penalidade máxima) para se conhecer a Equipe VENCEDORA. Permanecendo o empate serão cobrados quantos Tiros livres diretos alternados forem necessários até que se conheça a equipe VENCEDORA. CAMPEÃ, a perdedora VICE-CAMPEÃ.

VII - MANDO DE CAMPO:

Art. 11º - Equipe mandante será sempre a que estiver em primeiro plano na TABELA.

Art. 12º - A Equipe com mando de campo, obrigatoriamente usará em seus jogos seu uniforme de Nº01, e quando houver coincidência na cor de uniformes a equipe visitante deverá utilizar camisas, calções e meias de cores diferentes de sua adversária. Cabendo-se assim ao visitante a troca dos uniformes ou o uso de coletes que serão fornecidos pelo C. S. M. para diferenciar uma Equipe da outra. 

A - Os Atletas serão identificados com a numeração nas costas das camisas e se possível no calção, e a relação de Atletas já especificada em SÚMULA cabendo ao DELEGADO do jogo colocar o número da camisa a frente do nome de cada Atleta, local já indicado. 

Vlll - CONTAGEM DE PONTOS:

Art. 13º– A “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015.“ serão regidas pelo sistema de pontos ganhos, observando os seguintes critérios:

a) - por vitória – 02 (dois) pontos ganhos; 

b) - por empate - 01 (um) ponto ganho.

Art. 14º- As Equipes disputantes de cada Fase previstas neste Regulamento iniciarão a disputa com 00 (zero) ponto ganho.

Art. 15º - Quando por decisão da Comissão Disciplinar C. S. M. forem atribuídos ponto ganho a qualquer Equipe que tenha perdido nesta competição, o resultado 

 

de campo será abandonado para efeito de cálculo de número de vitórias, assim como o saldo de gols, o número de gols conquistados, confronto direto, ou qualquer critério, concedendo-se para todos os efeitos à Equipe que obtiver ganho de causa o placar de 1 X 0 (um a zero), ou quantos gols necessários para sua classificação.

Art. 16º – A Equipe que der causa ao atraso do início e ou reinício do jogo, incorrerá nas penas impostas pela Comissão Disciplinar C. S. M. WxO.

lX - CONDIÇÃO DE JOGO:

Art. 17º - Poderá participar da II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015 “ todos os atletas com dezessete anos completos a cima, sendo que este de dezessete tem que apresentar junto com a inscrição um Termo de Responsabilidade assinado pelos pais ou responsável legal pelo mesmo. 

A - No registro inicial deverão estar incluídos, no mínimo 09(nove) e no máximo de 18 (quinze) Atletas em cada CATEGORIA ESPECIFICADA. 

B - Para a 1ª (primeira) rodada da Copa, a documentação completa dos atletas deverá estar protocolada no C. S. M. Clube dos Servidores Municipais, até o dia do SORTEIO.

Art. 18º – Nenhum atleta poderá se inscrever para participar da Competição específica por mais de 01(uma) Equipe. Exceto goleiro.

A - A inscrição do Atleta em uma Equipe só se confirma com a sua assinatura conferida e comprovada na FICHA DE INSCRIÇÃO fornecida pelo C. S. M.

X - ATLETAS:

Art. 19º - Todos os atletas, inclusive os na Regra III, deverão apresentar se ao DELEGADO do jogo para que seja colocada a numeração de sua camisa de jogo a súmula antecipadamente.

A - Deverão ainda constar em súmula, os nomes completos e as funções das demais pessoas que permanecerão nos bancos: o Técnico Preparador Físico, Médico, Massagista e Assistente Técnico, os quais deverão identificar documentalmente.

B - O fornecimento e preenchimento da relação de atletas são de exclusiva responsabilidade da Comissão Técnica competente do C. S. M. não sendo permitida abreviaturas.

Xl - INFRAÇÕES E PENALIDADES:

Art. 20º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Pela Comissão Técnica competente do C. S. M.

 

I – Atletas, Técnicos ou qualquer representante de Equipe (s), NÃO poderá (ão) participar do jogo com sinal de embriagues ou com cheiro de ÁLCOOL (bafo), não sendo obedecido, o mesmo será excluído com cartão vermelho e citado em súmula.

A – Atleta (s) excluído (s), com cartão VERMELHO: primeira exclusão: 01 (um jogo), reincidência 02 (dois) jogos e na 3ª (terceira) exclusão: ELIMINADO DA COMPETIÇÃO.

B – Atleta (s) excluído (s), com cartão VERMELHO citados em súmula será (ao) julgado pela Comissão Disciplinar competente do C. S. M., podendo ser Suspensos ou Eliminados da Competição em andamento e da próximo compeonato..

C - Atleta (s) excluído (s), com cartão AZUL: na segunda exclusão 01 (um) jogo. Reincidência: ELIMINADO DA COMPETIÇÃO A CRITÉRIO DA COMISSÃO DISCIPLINAR.

D - Atleta (s) punido (s), com cartão AMARELO: 03 (três) cartões 01 (um) jogo. Reincidência: 02 (dois) jogos.

E)Apenas os cartões amarelos serão zerados nas mudanças  das fases da competição.

F) O Cartão vermelho recebido por exclusão(expulsão) técnica,  não anula o 1º(primeiro) cartão amarelo recebido na mesma partida, ficando acumulado. 

Cumprirá a suspensão pelo vermelho e caso complete o 3º(terceiro)amarelo, cumprirá 01(uma)partida pelos 03(três)amarelos acumulados e 01(uma) partida pelo vermelho.

G – Todos os participantes da “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015“: Atletas, Técnicos, responsáveis e demais auxiliares estarão sujeitos à advertência e/ ou punições, podendo, a critério da Comissão Técnica competente do C. S. M. e Comissão Disciplinar competente do C. S. M., Equipe de Arbitragem, ocorrer fora do ambiente ou horário de jogo, por ato de indisciplina envolvendo o bom andamento desta competição.

H – A Comissão Técnica competente do C. S. M. é constituída por pessoas envolvidas no meio esportivo, convidadas pela Diretoria de Esportes será a responsável para análise de todos os fatos relatados em súmulas, relatórios elaborados pela Comissão Técnica competente do C. S. M. ou Equipe de Arbitragem e ainda, os recursos impetrados pelos participantes da “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015”.

 

Da Arbitragem 

A) Fica determinado que a Arbitragem será de responsabilidade da AAD(Associação de Árbitros de Divinópolis), sendo obrigatoriamente a realização da escala dos mesmos para as partidas em comum acordo com esta organização, sempre serão feitas consultas para atribuição da arbitragem em determinadas partidas e rodadas, sendo proibido o veto de qualquer árbitro por qualquer equipe. 

B) As partidas serão conduzidas por 1 árbitro e 1 Anotador. 

c) RETARDAR O REINICIO DA PARTIDA(persistindo na desobediência as regras) será aplicado a regra oficial de 5”(segundos):

LATERAL :  reversãoGOLEIRO REPOSIÇÃO BOLA: lateral em favor adversárioESCANTEIO:  tiro de meta a favor adversário.  COBRANÇA DE FALTA:  lateral em favor adversário em frente o local da falta.

D) Obrigatório a troca de banco pelas equipes, para evitar substituições com bola no ataque(levar vantagens)

 

Xll- ADIAMENTO, INTERRUPÇÃO OU SUSPENSÃO DO JOGO:

Art. 21º - Qualquer jogo em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, poderá ser adiado ou suspenso pelo Árbitro designado, obedecendo ao que estabelece o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), de acordo com o Delegado do jogo.

A - No interesse da disputa da competição, o Delegado do jogo, de acordo com a Comissão Técnica competente do C. S. M., poderá programar o novo jogo, quando for o caso, para o dia posterior ao da não realização do mesmo, mantendo local e horário. Dele poderão participar todos os atletas em condição de jogo na data programada do jogo remanejado, e, por ocasião do novo jogo não estejam cumprindo pena imposta pela Comissão Disciplinar competente do C. S. M., ou suspensão disciplinar oriunda de Cartão Amarelo, Azul ou Vermelho.

B - O jogo iniciado e suspenso no seu transcorrer pelo árbitro por motivo fortuito, será jogado os minutos restantes, depois de ouvida a Comissão Disciplinar competente do C. S. M., quando possível, caso contrario, por seu referendum.

C - Se por decisão da Comissão Disciplinar competente do C. S. M., for decretada perda de pontos em disputa a favor do adversário, ao ganhador da causa será computado 02 (dois) pontos na classificação da fase correspondente.

Xlll – DA PREMIAÇÃO:

A – Serão oferecidos, para todas as categorias, troféus para as Equipes Campeãs e Vice Campeãs e medalhas para os Atletas das Equipes Campeãs e Vices Campeãs.

B – Serão oferecidos troféus individuais para:

- Goleiros menos vazados (média por jogo);

- Artilheiros;

- Os melhores Técnicos estes com no mínimo de 50% de participação, nos jogos de sua Equipe.

XlV - DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:

Art. 22º - Os Técnicos poderão dirigir até 03 (três) Equipes, sendo uma Equipe de cada Categoria previamente inscrita na relação de Atletas de cada Categoria.

Art. 23º - As bolas utilizadas serão de boa qualidade e em condições de jogo, serão fornecidas pela Diretoria de Esportes competente do C. S. M.,

Art. 24º - O C. S. M. “Clube dos Servidores Municipais”, não se responsabilizará por quaisquer acidentes que por ventura venha ocorrer durante a realização da “II COPA REDE FARMA DE FUTEBOL SOCIETY - C.S.M. - 2015”.

Art. 25º - Compete à Comissão Disciplinar competente do C. S. M., interpretar as disposições deste Regulamento, bem como decidir sobre eventuais dúvidas e omissões que surgirem na sua execução, nos termos da decisão do Conselho Técnico competente do C. S. M., em reunião realizada no dia 18/08/2014.

Art. 26º - Este Regulamento foi aprovado em reunião realizada no dia 19/março/2014, pelo Conselho Técnico competente do CS.M.

 

Divinópolis,19 de março de 2014.

 

 

Wanderson Teixeira de Freitas.Diretor de esportes.